Já faz alguns anos que venho estudando a fundo a historia da minha família no Jiu-Jitsu. Percebi o quanto poderia aprender com os grandes mestres que fizeram história e ajudaram a construir o caminho que percorremos hoje.
Nessa caminhada, tive a oportunidade de me aproximar do grande mestre João Alberto Barreto, faixa vermelha formado pelo meu tio Helio Gracie. Além de um grande mestre, ele tem doutorado em psicologia e uma bagagem enorme no mundo das lutas.
Ele é uma lenda, um mestre que me inspira e que eu tenho como minha família.
Que prazer poder dividir o tatame com ele, aprender, ouvir suas historias, entender como eram as aulas na sua época, mas principalmente ser inspirada por uma vida dedicada ao Jiu-Jitsu na sua essência.
Um homem de valores morais, que se preocupa com a alimentação, eterno estudioso, sem vaidade e com uma felicidade ímpar! Esse é um dos grandes poderes do Jiu-Jitsu: criar uma família além dos laços de sangue, a família que a gente escolhe por compartilhar os mesmos ideais. Essa oportunidade é única em minha formação como professora e parte da equipe da Gracie Kore.
Ele Ingressou na academia Gracie aos 15 anos de idade e ali aprendeu a lutar e a levar a vida com o grande mestre Helio, assim como muitos alunos da minha família.
Em 1959, ele foi escolhido pelo meu bisavô Carlos e pelo meu tio bisavô Helio para representar o nome da família num programa de TV ao vivo, o “Heróis do Ringue”. Durante meses, o jovem competiu com os maiores lutadores do Brasil, finalizando todos, para delírio dos telespectadores da TV Continental. Hoje, com a memória afiadíssima, treina semanalmente a nossa equipe de professores para que possamos passar a melhor experiência para os nossos alunos.
Anote na agenda: em abril vamos ter um bate papo com o mestre.
Minha gratidão e respeito.
Kyra Gracie