O açaí é uma fruta original das florestas tropicais da Amazônia, e que até os anos 1980 era consumida apenas na região norte do país.
Foi a partir da década de 90 que ele se espalhou para todo mercado nacional se tornou muito famoso entre os brasileiros e estrangeiros.
A gente não precisa nem falar que é é queridinho da nossa pentacampeã. Mas por quê?
Muito versátil, o açaí pode ser usado em sucos, sorvetes, sobremesas, geleias e até mesmo consumido puro. Seus muitos benefícios o levaram a essa boa fama. A frutinha roxa ajuda a manter a saúde em dia e a ter mais longevidade. Indicado para quem tem uma vida agitada, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, ele também previne o colesterol indesejado que a alimentação industrializada acaba trazendo.
Rico em antioxidantes, o açaí combate os radicais livres, substâncias produzidas pela respiração e que fazem mal ao organismo e contribuem para o envelhecimento precoce e problemas cardíacos. Ele também ajuda no combate ao câncer, pois contém ácido oleico, mais conhecido como o ômega- 9, que transforma gorduras saturadas em gorduras saudáveis e retarda o desenvolvimento de tumores, e ainda previne a osteoporose e anemia, pois é rico em cálcio e ferro.
É conhecido por ser uma boa fonte de energia por ter uma grande quantidade de carboidratos, o que também pode assustar muita gente que quer emagrecer.
Parece um pouco contraditório, mas a verdade é que consumido na medida certa ele oferece uma boa fonte de energia essencial para uma pessoa que pratica exercício físico e, por ser rico em fibras, garante saciedade, ajudando assim a manter a alimentação equilibrada.
A fruta é ideal para os atletas que buscam aumentar a massa muscular e repor de maneira rápida a glicose perdida durante o treino.
Além de tudo isso, ele é muito saboroso. Impossível não querer incluir essa delicia na alimentação, né?
Conta pra gente aqui nos comentários como você gosta de comer essa delicia